quarta-feira, março 31, 2010

Caçada



O caçador abriu a porta da cabana, apontando a espingarda para o vazio. O ar lá dentro estava pesado e ele sentiu seu estômago pulsar em um instintivo alerta de perigo iminente. A primeira saleta parecia vazia, mas nada estava no lugar. O chão estava coberto de potes e pratos quebrados. À sua esquerda, havia um armário despedaçado que parecia ser o epicentro da destruição. Pequenas marcas alongadas de sangue fresco no assoalho sugeriam que alguma coisa viva fora arrastada desde o móvel até a parede oposta. Uma peça de tapeçaria simplória, que estivera ali pendurada, amontoava-se displicente sobre um volume junto ao chão. O homem contornou a pequena mesa e ergueu a tapeçaria com a ponta da espingarda. O movimento suave liberou no ar um cheiro denso de vísceras e sangue, que penetrou fundo em suas narinas e encheu os seus pulmões. Fechou os olhos por um breve instante, tentando se controlar. Conseguiu, por fim, olhar e concluiu que aquilo era o que sobrara do frágil corpo de uma senhora idosa, despedaçado por uma força descomunal. Rezou para que a atrocidade tivesse parado ali. Mas havia algo úmido sendo rasgado no segundo cômodo. E aquele som familiar fez com que seu coração acelerasse ainda mais.

Deslocou-se em silêncio até a porta e se esgueirou pela abertura, bloqueada em parte por uma cesta de vime trançado, ainda cheia de comida. Fragmentos do que teria sido uma capa vermelha estavam espalhados pelo chão. Em cima da cama, um grande lobo castanho abocanhava pedaços do corpo nu de uma menina loura, e os mastigava com deleite. O caçador recuou, tentando recuperar o fôlego, mas não havia mais ar ali, apenas o odor pungente de sangue fresco. Um forte tremor desceu do crânio até a base da sua espinha, e ele teve que sufocar o rugido bárbaro que brotava em seu peito. O chão desapareceu sob seus pés e ele desabou, batendo de costas contra a parede. Sentia a pele arder como fogo, enquanto lutava para respirar.

O lobo ergueu o focinho sujo de sangue no ar, ganiu baixinho e começou a contorcer-se, como se estivesse lutando contra uma armadilha invisível. Grunhia a cada espasmo, enquanto seu corpo mudava. A pele clareou e os membros se alongaram, enquanto as articulações estalavam em ângulos impossíveis. A criatura ergueu-se sobre as patas traseiras e encarou o caçador. Tinha peito e ventre tingidos de vermelho brilhante, cabelos desgrenhados e sujos, mas agora não passava de um garoto de cerca de quinze anos, nu e assustado.

– Papai, eu não queria! – ele correu de encontro ao homem, soluçando, e enterrou a cabeça em seu ombro. – Mas eu estava com tanta fome... não consegui me controlar. Foi... tão rápido!

O  homem abraçou-o em silêncio.  Pensava na loucura incondicional que é o amor de um pai. Lembrou da primeira vez em que viu o menino. Ele era tão pequeno, tão dependente, um pequeno milagre que precisava de sua proteção e de seu carinho. O mundo ficou menor, porque passou a girar em torno dele. O garoto ainda soluçava, deixando o seu coração aos pedaços. Ambos tremiam muito, mas não por causa do frio. Era o cheiro da carne fresca. Dedos alongados puxaram o cano da espingarda de encontro à própria cabeça.

– Acaba com isso, pai. Eu não quero viver assim... por favor!

O caçador engoliu em seco. Sua cabeça latejava enquanto seus sentidos se expandiam. Em meio à torrente de pensamentos, viu-se consciente do toque frio do aço do gatilho sob seu indicador, da textura do tecido grosso da camisa sobre sua pele, do balanço suave do assoalho de madeira da cabana. O vento leste vinha das colinas e entrava pelas frestas da parede, trazendo o cheiro inconfundível do filho, misturado ao do orvalho sobre os pinheiros distantes. Trazia também mais um odor, que eriçou os seus pêlos e fez seus caninos trincarem: uma matilha de cães. Caçadores!

Os cães desceram a colina em uma corrida frenética, com os homens em seu encalço. Eram dez e todos levavam armas. Seguiam o rastro do lobo desde a cidade. O mais velho deles, ao avistar a cabana, teve um mau presságio e assoviou, chamando os cachorros de volta. Um tiro ressoou pelo vale, assustando os animais. O ar ficou paralisado em um silêncio denso e, por um instante, foi como se todos os corações parassem de bater, aguardando um sinal. Então, a urgência venceu o medo. Os homens engatilharam as armas e desceram, com os cães, a encosta lamacenta que levava ao casebre. Demoraram mais do que o esperado para vencer o pouco mais de um quilômetro de caminho, pois o solo mole fazia com que escorregassem e tropeçassem com freqüência. Ao atingirem a base do traiçoeiro declive, o cheiro da morte os alcançou, e vários homens amarraram seus lenços sobre nariz e boca, antes de prosseguir. Mantinham o dedo no gatilho e os olhos na porta. Um barulho na parte da frente da construção fez com que todos se abaixassem e firmassem a mira, preparando-se para enfrentar qualquer coisa que saísse dali.

Da escuridão, emergiu um caçador. Levava nos braços um enorme lobo cinzento sem vida, o maior que já haviam visto. O animal tinha a espessa pelagem coberta de manchas viscosas e a cabeça partida balançando disforme. Era muito pesado, mas ele não parecia importar-se. Carregava o seu fardo quase que com reverência. Apesar de ser alto, suas roupas eram largas demais e a espingarda pendia, desajeitada, em suas costas. Ele chorava. Seu rosto era dor, desespero e determinação. Soluçava, convulsivo, enquanto caminhava, atravessando a campina em direção ao bosque. Sequer se deu conta dos cães que latiam. Tampouco percebeu os dez homens atônitos, que apenas observaram enquanto ele desaparecia por entre as árvores. Em seu futuro nebuloso, um único propósito: viver, o melhor que pudesse, a vida que o seu pai lhe deu.

13 comentários:

Mariana Pellegrini disse...

Ótimo, nervoso, alucinante hehe. Adorei, tua imaginação sempre me surpreende.
Beijooo!

;D

Anônimo disse...

Seu conto reflete metáforas de um amor incondicional. Amar é um sacrifício atroz. E faz a gente se sentir como uma flor que tomba ao passar o furacão.
Conto misterioso. Final que faz calar e pensar muito. O mundo parece em trevas e pulsa diante desta 'caçada'.
Um abraço mineiro, querido amigo.

Unknown disse...

Gostei do final! Foi tão inesperado quanto deu ao conto uma rapidez e fluidez maiores. A propósito, gostei muito dessa frase: "O mundo ficou menor, porque passou a girar em torno dele."

Camila disse...

Mais uma vez você acertou em cheio... assustador e comovente na medida certa. Como leitora, fui da repulsa à piedade num piscar de olhos. Coisas que só um texto bem construído pode proporcionar e que você, com um faro incrível para enredos tensos e finais impactantes, sabe desenvolver como poucos. You caught me, hunter!
Beijo gigante.

Diógenes do Porto disse...

Espetacular! Aterrorizante, misterioso, repulsivo e doloroso. Realmente, muito bom! Parabéns, Paulo, e continue assim!

Ana Marques disse...

Ah Chapeuzinho...

cuidado.

Porque esse lobo que mora nesse blog é realmente perigoso e literalmente come você!
rs

Parabéns, Paulo! O Texto ficou show.
mas vc já sabia que eu achava isso, né?
beijos

Ana Marques
http://escritoserabiscos.blogspot.com
http://confrariadostrouxas.blogspot.com
http://falopios.blogspot.com

mauri disse...

Por mais que se atente ao começo o final é sempre imprevisível ... o mundo precisa de mais contos assim :)

Anônimo disse...

Que reviravolta.

Também imaginei que fosse uma alusão à história da chapeuzinho vermelho... afinal, quem disse que a primeira vítima do lobo mau foi ela?

Gostei muito da narrativa. Quase pude sentir o cheiro. Rs!

Tiago Araripe disse...

É quase um roteiro de filme. Dá pra imaginar as cenas...
Abraço

Anônimo disse...

"Fragmentos do que teria sido uma capa vermelha estavam espalhados pelo chão. Em cima da cama, um grande lobo castanho abocanhava pedaços do corpo nu de uma menina loura, e os mastigava com deleite."

Por isso que até hoje me questiono o que pode ser mais cruel: ser lobo ou ser vitma do desejo...rs

Escrita crua, firme e clara!...bem como eu gosto!


beijo!

Tibor Moricz disse...

Gostei muito.

Fernando Ramos disse...

Do caralho a junção das duas fábulas. E sua descrição realmente se faz real. Como disse o Cariço aí acima, quase senti o cheiro de morte que descreveu...

Fernando Ramos
www.colunafantasma.blogspot.com
www.confrariadostrouxas.blogspot.com
www.aescritasalaz.blogspot.com
www.twitter.com/colunafantasma/favorites

Blog da Bruna disse...

Paulo, Paulo.....durante a leitura fiquei espiando por cima do meu ombro direito sombras que pareciam galopar na minha direção.
Me senti branca de neve já digerida e......de repente fiquei com fome de algo muuuito doce para alimentar meus musculos! Arry....
depois pude galopar, eu também, para ir cumprimentar o autor que é o maior arrepiador vivo que conheço. Beijos Bruna

Leia mais...

Related Posts with Thumbnails